terça-feira, 5 de agosto de 2014

Night Train!

Já tinha saudades de uma saída nocturna aos nossos amigos! Não que não tenha pescado à pouco tempo de noite. Pesquei, mas começando sempre com o final de tarde e entrando pela noite!
Desta vez, um trio formou-se para fazer a baixa mar da uma da matina. O plano era fazer 2 horas antes e duas depois.
Assim sendo, juntei-me ao amigalhaço Tozé e ao "rookie" Tiago na esperança de darmos com eles.

Começámos a pescar por volta das 23:20h. Eu e o Tozé bem avançados nas pedras e o Tiago ligeiramente mais recuado. Quase mal começamos uma situação caricata aconteceu. Os anos passam mas a pesca sempre nos dá momentos deste género.

Tínhamos lançado os três praticamente em simultâneo passado nem 5 minutos de termos chegado. O Tozé diz que tem um. Eu sinto a minha linha meio presa e digo "não é nada, temos as linhas ensarilhadas". No meio da escuridão o Tozé recolhe e diz que tem mesmo um, enquanto nos apercebemos que a linha do Tiago também está metida ao barulho. Cum caneco. Grande confusão! O Tozé com grande calma e mestria lá retirou as linhas e não é que la estava ele!!! Pois é, tinha-se aguentado por ali, nas ondas, enquanto ele tirava as linhas! Quando pensamos que já vimos tudo....:). Era peixe pequeno pois se fosse um "daqueles" não seria assim...

Feita a devolução do pequeno lá continuamos. Mas nada. O mar trabalhava bem. Vinis, rigidas, nada! Insistimos ali mas nada mais mexeu!

Mudámos de local! O Tozé trepou a uma pedra famosa e eu e o Tiago não tão confiantes ficamos noutra zona! Mas nada! Eles por ali ficaram e eu continuei a caminhada a norte! O mar trabalhava bem mas apenas em alguns locais! Passado uns minutos o Tozé e o Tiago fazem sinal de luzes. Imaginei logo que iam regressar ao ponto inicial mas deixei-me estar! Estava confiante ali onde estava e insisti, insisti mas.... nada!

Já estava a ficar ensonado pois tinha-me levantado bem cedo para ir trabalhar e a idade vai pesando :).

Resolvi ir ter com eles pensando que talvez já tivessem algum peixe!

Parei para uma prosa com o segurança de serviço que também é pescador e digo-lhe, vou ali ter com eles ver se engano um! Eles estavam ligeiramente mais à direita de onde tínhamos estado antes. Tinham nadado um bocado (para o Tozé isso é canja, para o Tiago foi baptismo hehehehe) para chegarem onde queriam. e lá estavam eles. Eu fui para o mesmo local onde estive inicialmente e tentei todo o tipo de abordagens à agua com vinis. Pequenos, grandes, eels, shads, deixando bater no fundo, recolhendo mal caia na agua etc etc. Nada.

Bem, não querem vinis, vamos a um jerkbait. Como estávamos na baixa mar, numa zona com muita pedra e onde as prisões dos vinis eram regulares, apostei numa low cost. Mas uma com a qual já tinha sido feliz!

Não mais de 10/15 min com ela e eis que a meio do caminho tenho um ataque!!!! E que belo ataque, logo de inicio mostrou-se muito vigoroso e com uma boa força. Aproveitando a força do mar a correr para sul lá levava linha e fazia o Certate cantar!!!! Como não o podia deixar passar uma barreira de rochas à esquerda, apertei um pouco o drag e consegui controlá-lo mas com dificuldade! Chamo pela malta que já não estava ao meu lado mas estavam junto à falésia preparando-se para mudar de local. Vejo as luzes a caminho e em 30 segundos que pareciam uns 3000 estavam perto de mim. Mais uns segundos e o peixe estava ali perto com o Tozé, como é habito, a preparar-se para lhe deitar a mão. Vinha ferrado apenas pela fateixa traseira e por isso todos os cuidados eram poucos. O Tozé, como bom bodyboarder manda-se à agua meio sem querer :) e segura-o com alguma dificuldade. Mas conseguiu!!!! Apesar de estar preso apenas pela fateixa traseira estavam dois dos anzóis cravados e não foi assim tão fácil descravar!

Já era um belo peixe. O segundo maior deste ano, a fazer reviver os últimos meses de 2012 e grande parte de 2013.

Ainda estivemos mais uma boa meia hora e ainda tive mais um toque que não consegui ferrar e nada mais apareceu!

Já eram umas 2:30h e eu estava de rastos! Tempo de ir para casa sem antes tirar as fotos da praxe para mais tarde recordar!



Cana: Daiwa Infeet Extreme
Carreto: Daiwa Certate 3012h
Linha: Power Pro Super8Slick 0,19mm
Terminal: Seaguar FXR 0,37mmm
Amostra: WestLab Macua 140 cor preta com barriga laranja
Peixe: Robalo de 3200gr e 73cm


Boas pescas a todos, sempre com consciência!



Sem comentários:

Enviar um comentário