segunda-feira, 28 de abril de 2014

Amizade e parceria...

Um destes dias, antes da subida do mar, fui fazer um spinning com o meu grande amigo e parceiro de lides João Silva. Depois de uma breve análise ao mar e de nos equiparmos, lá fomos para um spot algo dificil pois pesca-se com alguma altura, sem ser excessiva. O mar rondava o 1,8m mas notava-se que estava a ganhar força.

Após nem 10min o João diz sim, eis o primeiro, a cana não vergou muito mas notava-se que já seria um peixe em "condições". Com calma, o meu companheiro lá o foi tentanto levar para a direita, para uma zona onde seria possivel descer e ir cobrar o peixe. Não foi possivel ver bem o peixe, pois já estavamos no lusco fusco e o mar batia já com força. De qualquer forma o João lá o levou para onde queria mas, azar dos azares, a linha ficou presa entre duas pedras com o peixe ao pendurão bem ali perto de nós. O mar batia com força. Eu e ele esperavamos um abrandamento momentaneo do mar para descer e apanhar o peixe rapidamente. Mas, de repente, a linha partiu numa onda mais forte e deixámos de o ver. Foi-se embora com o Bexafish Kay na boca, para pena de ambos! Seria peixe a rondar o Kilo.

Lá continuamos e o João tem mais um preso mas apenas durante um ou dois segundos. Desferrou-se.

Eu lá ia lançando, animado por perceber que andava por ali peixe. A dado momento tocou-me a mim. Tinha um na ponta da linha, e tinha entrado num vinil semelhante ao do João. Não fazia grande força e percebi logo que não seria grande, talvez nem a medida legal tivesse. O João, como grande companheiro que é, rapidamente se aprontou para me ajudar. Eu estava à esquerda dele e teria que levar o peixe mais para a esquerda para ser possivel cobrá-lo. Assim o fiz mas ele ficou preso numa zona frontal onde ninguem conseguiria ir. A linha estava tensa, a roçar na pedra e o peixe não mexia. Decidi destravar o drag e "soltar" o peixe. Com a ajuda de uma onda o peixe lá recuou ligeiramente e foi possivel conduzi-lo para onde queria. Por esta altura já o João tinha dito: "é de Kilo, levanta-o a peso". Mas disse que não. Não queria arriscar partir uma cana cara por um peixe deste tamanho (e nem por qualquer outro de maior peso).
Não era possivel ir lá abaixo apanhar o peixe, então fui trazendo-o, arrastando-o por uma laje inclinada. Não é a cobrança de peixe mais ortodoxa mas foi o que saiu. E saiu bem felizmente.



Não tivemos mais qualquer toque, apesar de termos ainda procurado outras zonas. O mar entretanto cresceu e não valia a pena lá andarmos mais. Foi mais um fim de tarde bem passado com um grande amigo e companheiro que, desta vez, foi o azarado da sessão. Tenho a certeza absoluta que melhores dias virão para todos nós!

O peixe foi capturado com o seguinte material:

Cana Daiwa Lateo 96M
Carreto Daiwa Certate 3012H
Linha Power Pro Super8Slick Amarela 0,19mm
Terminal Seaguar Ace 0,37mm
Amostra de vinil Bexafish Kay 14cm cor Lanzon
Cabeçote KL 27gr
Peixe: Robalo com 44cm e 810gr


Boas pescas a todos, sempre com consciência!



sexta-feira, 18 de abril de 2014

Finalmente, eis o primeiro ano!

Amigos, estava difícil. Depois de 5 grades seguidas finalmente estreei-me.
E que bela estreia! Um lindo robalo de 5kg que me enganou bem pois pensei que fosse uma corvina daquelas grandes! O peixe não dava cabeçadas como é habitual nos labrax. Só levava linha! E com força!
As aguas estão quentes, entraram algumas corvinas por estes lados e pensei que uma delas me tivesse aparecido pela frente. Mas não! Era um bom robalo preso pelo rabo, e que força tinha!!!!!

Vejam:




Uma foto do bicho :)...:


Um abraço a todos!

Boas pescas, sempre com consciência!


Amigos, de vez em quando tem dado para dar umas escapadinhas aos meus recantos.
Num desses dias, numa pesca ultra rápida de uma hora, ainda deu para me divertir um bocado com as minhas amigas pintonas.

Espero que gostem...


Um abraço e boas pescas, sempre com consciência!